26/10/2018 B3 Web Solutions
Carros autônomos que usam tecnologias como inteligência artificial e machine learning já estão, aos poucos, se tornando realidade. Porém, em paralelo a isso, há empresas trabalhando em soluções para aqueles que dirigem os veículos tradicionais. Esse é o caso da israelense EyeSight, que desenvolveu um sistema de “visão artificial” capaz de detectar quando um motorista perde a concentração ou se distrai.
Usando processamento facial avançado, o sistema controla a direção do olhar do motorista, a dilatação da pupila, a abertura dos olhos e a posição da cabeça, usando machine learning e algoritmos para identificar a falta de atenção. O carro equipado pode então emitir sons e vibrações ou ativar temporariamente o modo de direção automática. Além disso, usando gestos manuais simples, o motorista e os passageiros podem controlar o sistema de entretenimento do carro sem tocar ou olhar para a tela.
A tecnologia criada pela startup tem se tornado cada vez mais relevante. Na Europa, por exigência do European New Car Assessment Programme (Euro NCAP), todos os carros lançados a partir de 2022 deverão ter um Sistema de Monitoramento de Motoristas (DMS). Além disso, a “visão artificial” da EyeSight também poderá ser usada na condução semi-autônoma, ou seja, nos veículos que possuem diferentes funcionalidades mas que ainda precisam de assistência humana na direção. Neste caso, o sistema precisa ter a certeza de que o motorista está alerta e acordado antes de passar o controle do carro em movimento.
Além do monitoramento do motorista, o sistema da EyeSight pode escanear toda a cabine de um carro, entendendo quem e o que está no veículo. Isso inclui a detecção de crianças, ajudando a garantir que bebês não sejam esquecidos em carros trancados. Tudo isso não passou despercebido pelos investidores, e a EyeSight captou US$ 15 milhões em uma rodada de investimento liderada pela Jebsen Capital, Arie Capital e Mizrahi Tefahot. O dinheiro será usado para implantar o sistema de visão da IA nos carros. Para isso, a startup israelense já está em parceria com dois grandes fabricantes de automóveis, e diz que a tecnologia estará em pelo menos quatro modelos de carros até 2020.